Sal, gorduras e açúcares vão ser reduzidos em dois mil produtos alimentares

Confagri 02 Mai 2019

As quantidades de sal, açúcares e gorduras trans vão ser reduzidas em dois mil produtos alimentares até 2022. A medida surge depois de um acordo entre a Direção-Geral da Saúde e sete associações da indústria alimentar e de distribuição.

Em entrevista ao Público, a nova diretora da Direção-Geral da Saúde (DGS) disse que o acordo foi «complexo» e demorou mais de um ano a ser alcançado. «Porque, pela primeira vez em Portugal, estamos a fazer um acordo deste género alargado (…). Fizemos mais de 17 reuniões», disse Maria João Gregório.

A lista de bens alimentares abrange, por exemplo: 237 batatas fritas e snacks, 193 cereais de pequeno-almoço, 18 leites com chocolate, 497 iogurtes, 856 refrigerantes e 231 néctares. O objetivo é que estes produtos tenham menos sal, açúcares e gorduras até 2022-2023.

A nutricionista referiu que nas metas iniciais incluíam produtos de charcutaria, bolachas e biscoitos, mas ainda não foi possível abrangê-los no protocolo que é assinado esta quinta-feira. «Algumas questões tecnológicas de produção fazem com que seja difícil para a indústria», justificou ao diário.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI