São 2.378 as empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2018

Confagri 23 Abr 2019

Um total de 2.378 empresas, representativas dos vários setores de atividade, foram distinguidas, na passada quarta-feira, 17 de abril, com o estatuto PME Excelência 2018.

A cerimónia que decorreu no Altice Forum Braga, onde estiveram presentes o primeiro-ministro, António Costa o ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com o Turismo de Portugal, o Sistema Nacional de Garantia Mútua e os principais bancos portugueses, homenagearam assim, uma vez mais, as melhores PME portuguesas, que se evidenciaram pelos seus desempenhos e indicadores de gestão.

A maioria das PME Excelência 2018 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 2.378 empresas distinguidas, 70 por cento (1652) são pequenas, 25 por cento (604) são médias e os restantes 5 por cento (122) representam as microempresas.

No que se refere à distribuição sectorial, a indústria e o comércio continuam a ser as atividades com maior representatividade, com 719 empresas (30,2%) e 603 empresas (25,4%), respetivamente. Logo a seguir, destacam-se o setor do turismo (19,8%), com 472 empresas, e o setor dos serviços (12%), com 286.

Quanto aos principais indicadores económico-financeiros das PME Excelência dos últimos três anos, os dados revelam um crescimento do indicador de Autonomia Financeira na ordem dos 60 por cento, que comprova a solidez financeira deste universo de empresas.

De destacar ainda que a Rendibilidade do Capital Próprio tem-se mantido neste período nos 27 por cento e a Rendibilidade Económica do Ativo em 25 por cento.

Pode consultar os critérios de selecção das empresas PME Excelência 2018 aqui.

António Costa esteve na cerimónia e destacou o papel fundamental das pequenas e médias empresas (PME) o crescimento da economia, afirmando que «a realidade efetiva da nossa economia assenta num tecido muito sólido de PME, que dinamizam e são a raiz, o motor e músculo da economia do País», e acrescentando que «são estas empresas que fazem mexer a nossa economia».

A designação de PME Excelência destaca as empresas com um elevado desempenho económico e financeiro. Em 2018, o número de empresas distinguidas aumentou 22 por cento em relação a 2017 e 57 por cento em relação a 2015.

Em conjunto, as PME Excelência 2018 são responsáveis por 86.606 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 10 mil milhões de euros, o que representa um crescimento médio de 19,3 por cento em relação ao ano anterior, dos quais 24 por cento são resultantes de exportações.

A maioria das empresas PME Excelência 2018 encontra-se sediada nas regiões Norte e Sul do País. Consulte as listas regionais PME Excelência 2018: Norte, Centro, Sul, RA Açores e RA Madeira.

Pode consultar a lista completa das PME Excelência 2018, bem como o perfil destas empresas de mérito reconhecido aqui.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI