Setor agrícola revela-se “competitivo” com crescimento de 7,2% em setembro

Confagri 07 Dez 2020

Fonte: vidarural.pt

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, afirmou que o setor da agricultura registou, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), um crescimento 7,2% em setembro, relativamente ao período homólogo do ano passado.

“Estes números oficiais mostram que o setor agrícola, ao longo destes últimos anos, deixou de ser um setor obsoleto, tradicional e, pelo contrário, revelou-se um setor competitivo, moderno e inovador tecnologicamente, sendo crucial para a nossa vida em sociedade”, destacou o governante, numa conferência online organizada pela consultora agrícola Espaço Visual.

Com esta base na confiança reforçada neste setor, o Ministério da Agricultura criou a agenda para inovação da agricultura 2030, consubstanciada numa estratégia para a próxima década, com vista a apostar na modernização e na inovação de uma agricultura que possa responder aos desafios das novas gerações.

“São os desafios de uma agricultura e de um agroalimentar mais preparado para se adaptar às alterações climáticas, às transformações digitais e em linha com as estratégias vertidas no programa do Governo e do Ministério da Agricultura”, afirmou o secretário de Estado.

No Agromeeting em que se discutiu o presente e o futuro das agriculturas de Portugal, Nuno Russo estimou que o envelope financeiro destinado a Portugal no âmbito da nova Política Agrícola Comum (PAC) deverá contar com um reforço de 398 milhões de euros.

De acordo com o governante, esta verba será destinada aos agentes agrícolas e aos agricultores portugueses para investirem na transição e adaptação ambiental, por uma PAC mais verde, “garantindo uma agricultura sem perda de rendimentos para os agricultores e com um preço de mercado mais justo para os consumidores”, em linha com as melhores orientações internacionais e de uma sociedade mais consciente do papel da alimentação, do bem estar, mais inclusiva, com cadeias de valor acrescentado mais competitivas e mais rentáveis.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI