O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo foi distinguido nos prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”, na categoria “+ Utilização”. Os vencedores foram conhecidos num evento realizado no auditório da EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, sendo esta uma iniciativa da mesma.
O PSVA através da sugestão de boas práticas já contribuiu para reduzir em 30 por cento o consumo de energia em vários produtores e reduziu o consumo de água nas atividades vinícolas em cerca de 20 por cento.
Os prémios “Mais Alqueva, Mais Valor” têm como principal objetivo promover, reconhecer e dar visibilidade às empresas e instituições que têm iniciativas que contribuem para uma utilização eficiente de vários recursos, sendo um dos principais a água.
A atribuição destes prémios tem, ao mesmo tempo, em conta o trabalho de sensibilização para práticas sustentáveis feita por estas empresas ou instituições vencedoras face a outras entidades que se encontram inseridas em torno do Alqueva.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) viu o seu PSVA distinguido nestes prémios na categoria “+ Utilização”. Esta é uma categoria que pretende distinguir entidades não empresariais que promovem práticas sustentáveis no âmbito social e ambiental, com destaque para o uso sustentável da água. Os critérios de avaliação das iniciativas passaram por uma avaliação dos resultados obtidos, divulgação do projeto e replicabilidade do mesmo.
O PSVA é um programa pioneiro em Portugal, liderado pela CVRA, com o objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, com redução de custos e desperdícios, proteção do meio ambiente e melhoria do bem-estar da sociedade em geral. Iniciado em 2014, conta com 327 membros que representam 36 por cento da superfície de vinha e 63 por cento da produção de vinho da região vitivinícola do Alentejo.
Para Francisco Mateus, presidente da CVRA «é com um enorme orgulho e satisfação que temos vindo a assistir aos resultados conseguidos através da implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. Ao mesmo tempo, sabemos que estes reconhecimentos têm acontecido devido a toda a dedicação e esforço que João Barroso, responsável pelo PSVA, tem tido para com este projeto. Resta-nos continuar o trabalho que tão bem temos vindo a desenvolver até aqui para motivarmos e incentivarmos mais produtores a aderir a este projeto».
O PSVA através da sugestão de boas práticas já contribuiu para reduzir em 30 por cento o consumo de energia em vários produtores e reduziu o consumo de água nas atividades vinícolas em cerca de 20 por cento.
Contribuiu para o aumento das taxas de reciclagem e promove a economia circular com 38 por cento dos membros a converter os seus resíduos orgânicos em composto para aplicação como fertilizante nos campos. 43 por cento dos membros tem planos de gestão de rega, o que lhes permite um uso de água muito mais eficiente, bem como 62 por cento dos membros monitorizam o consumo de água. Ao nível dos colaboradores, 33 por cento dos membros já criaram um grupo dedicado à sustentabilidade nas suas empresas.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua atividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.
Fonte: Agricultura e Mar Actual