Symington anuncia primeira declaração de vinho do Porto Vintage consecutiva

Confagri 09 Abr 2019

A família Symington anunciou esta terça-feira 2017 como ano de vinho do Porto Vintage, o que constitui a primeira declaração geral de dois Vintage consecutivos desde que estes produtores chegaram a Portugal, em 1882.

Em comunicado, os Symington dizem que «o anúncio, apenas a sexta declaração Vintage do século XXI, fecha um período de intenso debate dentro do setor sobre se 2017 justificaria uma plena declaração, uma vez que a qualidade do elogiado 2016 elevou muito a fasquia, e pelo facto de as declarações Vintage serem muito raras».

A empresa salienta que «a primeira declaração de sempre de dois anos seguidos pela família Symington é um momento marcante na sua longa história e resulta de dois anos sucessivos muito diferentes», mas que tiveram como traço comum uma «elevadíssima qualidade para o vinho do Porto».

Os vinhos de 2017 são o produto de «um ciclo da vinha adiantado que culminou na vindima mais precoce» dos 137 anos desta família de origem britânica produtora e proprietária de «26 quintas» na Região Demarcada do Douro com mais de 1.000 hectares plantados com vinha.

O ano de 2017 distinguiu-se por ter sido «bastante mais quente e seco do que o normal» e daí resultaram «bagos compactos em excelentes condições, com produções entre as mais baixas deste século».

Os vinhos desse ano caracterizam-se pela sua «intensidade, concentração e estrutura extraordinárias», assim como pelos seus «aromas e frescura notáveis». Os Symington adiantam que irão brevemente colocar no mercado quantidades muito limitadas das marcas Graham’s, Dow’s, Warre’s e Quinta do Vesúvio.

«Dadas as produções muito baixas, o Porto Vintage 2017 é, em quantidade, a mais “pequena” declaração Symington do século XXI, com os volumes “en primeur”, ou sejam, vinhos novos e por engarrafar, cerca de um terço abaixo dos de 2016», refere ainda esta casa duriense.

A família adianta que apresentará os seus Portos Vintage 2017 primeiro em Portugal, na quinta-feira, e depois no Reino Unido e nos Estados Unidos da América, em maio.

Charles Symington, enólogo principal da Symington Family Estates, mostrou-se impressionado com os vinhos de 2017: «Nos meus 25 anos como enólogo na nossa empresa familiar, nunca vi um ano como este. As produções foram muito baixas, mas a intensidade, concentração e estrutura foram de cortar a respiração».

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi