Thierry Coste, reeleito presidente do Grupo de Trabalho “Vinho” do Copa-Cogeca, apresentou, em Bruxelas, as suas prioridades para os próximos dois anos, manifestando a necessidade de encontrar soluções para a adaptação às alterações climáticas e aos fenómenos meteorológicos extremos.
Em declarações após a sua eleição, Thierry Coste afirmou que depois das vinhas europeias terem sofrido com impacto das alterações climáticas e atingidas por fenómenos meteorológicos extremos, a sua máxima prioridade durante este mandato será encontrar respostas para adaptar as novas condições climáticas e garantir à sociedade um futuro sustentável para o setor vitivinícola, assim como a sua viabilidade económica.
Outro desafio do responsável será garantir a capacidade de resposta às últimas exigências dos consumidores em relação aos produtos europeus, incluindo as preocupações ambientais. Por último, é também uma prioridade reafirmar a importância do setor vitivinícola na futura Política Agrícola Comum (PAC) e ao mesmo tempo manter as características específicas do regime vitivinícola e o seu futuro económico, assinalou Coste.
Fonte: Copa-Cogeca