O Copa e a Cogeca, contra a pressão do bloco comercial do Mercosul, solicitaram à União Europeia para não fazer mais concessões nas negociações comerciais no início do próximo ano.
O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que os negociadores da União Europeia já apresentaram uma oferta muito generosa sobre matérias-primas agrícolas para os países do Mercosul, referindo que a União Europeia (UE) já importa volumes substanciais dos países do bloco latino-americano sem qualquer reciprocidade da parte dos mesmos.
Pesonen diz ser inaceitável que estes países exijam novas concessões, quando ainda desafiam as políticas agrícolas da UE, continuem a utilizar os regimes nacionais de apoio aos biocombustíveis e impõem impostos às exportações sobre produtos agrícolas.
Não têm os mesmos padrões elevados de segurança alimentar ou outros requisitos de rastreabilidade. Os agricultores da UE devem ser tratados em pé de igualdade, não podendo haver padrões duplos no mercado comunitários, explicou Pekka Pesonen.
O responsável concluiu, assinalando que outras concessões resultariam em excedentes no mercado, com u risco de colapso de alguns setores, em especial da carne de bovino e outros produtos de carne, açúcar e frutas».
Fonte: Copa-Cogeca