As vendas de café em Portugal atingiram 535 milhões de euros em 2018, mais 4,9 por cento face ao ano anterior, comportamento suportado pelo crescimento do consumo dos lares e pelo desempenho da economia, refere hoje a Informa D&B.
De acordo com um estudo sobre o setor do café, o valor deste mercado em Portugal tem mantido nos últimos exercícios «uma tendência de moderado crescimento» apresentando taxas de variação anual de cerca de cinco por cento, apoiado no crescimento do consumo dos lares e da economia portuguesa em geral.
Paralelamente, o valor da produção de café registou um aumento de 5,4 por cento em 2018, situando-se em 484 milhões de euros. Já as exportações de café torrado e solúvel atingiram 70 milhões de euros, apresentando um crescimento de 6,1 por cento em relação a 2017, refere o estudo.
A Espanha surge como o principal destino das exportações de café, com 35,5 por cento do total, à frente da França e Grécia. O documento refere ainda que, no que diz respeito às importações, no ano passado aumentaram 3,4 por cento, cifrando-se em 121 milhões de euros.
Em 2017, no setor de café em Portugal operavam 67 empresas. Por áreas geográficas, a zona Norte contava com 23 empresas, seguindo-se a zona de Lisboa, com 20 empresas. A grande maioria das empresas que operam no setor do café em Portugal são de pequena e média dimensão e, em geral, têm uma gestão de tipo familiar e atuam a nível regional.
Há ainda a destacar um reduzido número de grandes operadores, alguns dos quais estão integrados em grupos com uma oferta diversificada de produtos de alimentação, salienta o estudo.
Em Portugal existe apenas uma empresa com mais de 500 trabalhadores e outras cinco que empregam 100 ou mais efetivos, sendo de realçar que 82 por cento das empresas empregam menos de 20 trabalhadores.
Fonte: Lusa