Vendas de vinho Madeira crescem em valores, mas descem no mercado mais tradicional

Confagri 22 Jan 2018

As vendas de vinho Madeira em 2017 cresceram em valor e em quantidade, mas o tradicional mercado inglês desceu mais de 11 por cento, com os Estados Unidos da América a ocuparem o principal negócio extracomunitário.

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira à estatística regional, «em 2017 a comercialização de vinho generoso “Madeira” atingiu os 3,2 milhões de litros, gerando 19,1 milhões de euros de receitas de primeira venda».

Comparativamente a 2016, «observaram-se crescimentos de 1,5 e 8,1 por cento nas quantidades e em valor, respetivamente». Ainda assim, o mercado mais tradicional de venda do vinho Madeira, o inglês, teve uma redução de valor de 11,2 por cento em 2017, rondando os 2,3 milhões de euros de litros vendidos.

Os dados estatísticos referem ainda que o mercado nacional «apresentou uma evolução positiva face a 2016 em quantidade (+12,6%) e em valor (+13,7%)».

Os visitantes nacionais compraram, no entanto, mais vinho Madeira no continente do que na própria região, já que o maior aumento se deu, justamente, nas compras em território continental, acima dos 40 por cento, de acordo com os dados.

No que diz respeito «ao mercado comunitário, as quantidades vendidas caíram 4,5 por cento e as receitas de primeira venda recuaram 3,5 por cento» com o maior impacto a residir nas compras dos ingleses e dos franceses.

Pelo contrário, há um aumento de 21,5 por cento nas quantidades e 32,1 pontos percentuais (p.p.) no valor de vendas para o mercado alemão, para além dos suecos, que também aumentaram nas quantidades compradas e no valor.

No que toca aos mercados extracomunitários, há registo de «incrementos nas quantidades vendidas (+11,5%) e no valor das vendas (25,7%)», de um modo geral, refere o documento, num mercado que vale 5,9 milhões de euros.

O Japão e os Estados Unidos da América (EUA) são os principais responsáveis pelos aumentos no mercado para fora da Europa.

«O Japão, com um crescimento de 21,7 por cento nas quantidades e de 16,9 p.p. nas receitas de primeira venda”», dizem os números e, «os EUA, mercado tradicional de vinho “Madeira”, também aumentaram as suas importações deste produto, quer em volume (+14,9%) quer em valor (+34,6%), passando a ser o principal mercado externo».

Os ingleses, ainda assim, continuam a comprar menos litros de vinho Madeira, mas pagam mais pelo mesmo, enquanto os franceses compram mais litros, mas pagam menos.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi