Vila Pouca de Aguiar celebra o outono e promove cogumelos, castanhas e cabrito

Confagri 23 Out 2018

Vila Pouca de Aguiar vai celebrar o outono no próximo fim de semana com uma mostra que promove a castanha, os cogumelos e o cabrito, produtos que ajudam a desenvolver a economia local, anunciou a autarquia.

A vereadora da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, disse que os três produtos «movem a economia local», a nível dos produtores e famílias do concelho que se dedicam a estas atividades. Mas são também, destacou, atração turística que levam cada vez mais visitantes à região transmontana.

Por isso mesmo, entre a próxima sexta-feira e domingo, estes produtos vão estar destaque na XVII Mostra Gastronómica e na Feira dos Produtos de Outono, que se realizam em Vila Pouca de Aguiar.

O ano de 2017 foi seco, o que originou uma quebra nos cogumelos silvestres e na produção de castanha neste município do distrito de Vila Real. Pelo município espalham-se ainda dezenas de produtores de cabra bravia.

A Mostra Gastronómica conta com 12 restaurantes aderentes que vão preparar ementas temáticas à volta de cabrito, castanhas e cogumelos, como, por exemplo, sopa de castanha, rissóis ou pataniscas de cogumelos, cabrito assado com castanhas, arroz de cogumelos, vitela maronesa com castanhas, caldeirada de cabrito com cogumelos, pudim de castanha, pastel de nata recheado com castanhas, pasta e crocante de castanha, doce de míscaros e castanhas assadas.

A Feira de Outono decorre no mercado municipal com a venda dos produtos e ainda atividades paralelas como o atelier “O cogumelo e a castanha em arte”, um workshop de culinária de cabrito, castanhas e cogumelos e o concerto protagonizado por Cuca Roseta.

A mostra inclui ainda um magusto popular animado com concertinas e a entronização de confrades na Academia Gastronómica e Cultural da Micologia.

Fonte: Lusa

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI