Vinhos da região Norte promovidos em África do Sul numa ação de enoturismo

Confagri 25 Fev 2019

Os vinhos do Douro, os vinhos verdes e os da sub-região do alvarinho vão ser promovidos até quarta-feira em África do Sul, no âmbito duma ação do Turismo de Portugal sobre enoturismo.

A “missão” de promover os vinhos da região Norte de Portugal em África do Sul aparece na sequência de um «convite da Secretaria de Estado do Turismo» e a iniciativa está «integrada num programa de ação para o enoturismo que o Turismo de Portugal irá lançar em breve», para potenciar «o “cross-selling”, técnica de vendas cruzadas, entre vinho e turismo», explica a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), em comunicado de imprensa.

«Esta iniciativa tem particular importância, uma vez que a região Norte agrega as zonas vínicas mais emblemáticas do país, com o Douro à cabeça, mas também com os vinhos verdes ou a sub-região do alvarinho, onde o enoturismo tem vindo a registar um crescimento exponencial, quer em número de unidades disponíveis quer em número de turistas», explica, no documento, o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins.

Em comunicado de imprensa, o presidente da TPNP assume que a aposta na promoção do enoturismo «deve ser uma preocupação central na promoção turística portuguesa», com base nas «condições naturais» de Portugal, bem como pelas «unidades de excelência» fora dos grandes centros urbanos.

Na iniciativa estatal, onde participam vários dirigentes de várias regiões vinícolas portuguesas e empresários do setor, o objetivo é reforçar o «conhecimento e a capacitação de entidades com responsabilidades no desenvolvimento e promoção de territórios vitivinícolas e destinos de enoturismo portugueses», bem como fomentar o «intercâmbio de experiências com instituições locais ligadas aos setores do turismo e do vinho e potenciar a promoção de Portugal como destino de referência para o enoturismo», acrescenta o mesmo comunicado.

A diversificação da oferta turística é «fundamental para garantir a sustentabilidade desta atividade», assume o presidente da TPNP, frisando ainda que «a missão a África do Sul é também um momento de aprendizagem» para se retirar «ensinamentos com alguns dos melhores», numa região que é considerado um dos principais produtores de vinho no mundo, com mais de 4.500 produtores e com o setor vínico a empregar cerca de 250 mil pessoas.

As castas tintas mais comuns em África do Sul são a cabernet sauvignon, merlot, pinotage, pinot noir, shiraz e a castas brancas brancas são a chardonnay, chenin blanc (Steen), sauvignon blanc, sémillon.

Em 2018, a VinPro, que representa a indústria do vinho da África do Sul, previu menos 20 por cento de colheita em comparação com 2017, uma a queda explicada pelas secas pelas quais o país tem atravessada.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi