Mais de 90% dos terrenos rurais no Norte e Centro ainda não foram cadastrados

Confagri 30 Ago 2022

Fonte: expresso.pt

Processo de georreferenciação começou em 10 concelhos-piloto em 2017 e foi alargado em 2020. Até julho de 2022, foram declarados “cerca de 350 mil hectares” privados.

Os proprietários privados ainda não declararam mais de 90% da área total de terrenos que possuem. De acordo com os dados do Ministério da Justiça, a que o “Jornal de Notícias” teve acesso, nos 141 municípios que aderiram ao Balcão Único do Prédio (BUPi) – plataforma que ajuda na identificação e georreferenciação de prédios rústicos -, todos no Norte e Centro, foram apenas declarados “cerca de 350 mil hectares”.

Até julho de 2022, de acordo com os dados, o município que está mais adiantado é Proença-a-Nova, com 45.986 matrizes georreferenciadas (34%). Já o segundo município com mais área declarada é o da Sertã com 26.547 matrizes (30%). Os restantes têm menos de 20 mil matrizes, o que corresponde a menos de 30% do total.

A coordenadora da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), Carla Mendonça, explica que conhecer o território é importante para gerir e evitar incêndios. O processo de georreferenciação arrancou em 2017 em 10 concelhos-piloto, tendo sido alargado em 2020.

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI