Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e Cerveja Letra criam cerveja experimental

Confagri 03 Abr 2019

A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e a Cerveja Letra juntaram-se para construir uma trilogia de cervejas experimentais. Cervejão resulta da fusão de uma Red IPA com uvas da casta Vinhão, apresentando cor avermelhada, acidez equilibrada e aromas frutados.

A Cerveja Letra foi criada em 2013 e procura, desde então, inovar e elevar o valor da cerveja em Portugal, com o desenvolvimento de novas receitas e experiencias. Em 2015, criou o conceito de Letraria Brewpub, hoje uma referência nacional.

A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, por seu lado, cuida desde 1963 de um património vitícola localizado num território singular, atravessado pelos rios Lima, Vade e Vez e tem-se notabilizado pela produção de vinhos verdes, dando agora o primeiro passo no mundo cervejeiro.

Em outubro de 2018, a adega selecionou as melhores uvas da casta Vinhão para originar um mosto, o qual fermentou com o mosto cervejeiro. Este hibrido, entre cerveja e vinho, sofreu duas finalizações. Primeiro, procedeu-se a uma segunda fermentação com uma levedura vínica e, em segundo lugar, deu-se a adição de um lúpulo nobre alemão da variedade Hallertau Blanc. O resultado é um produto com 9 % de álcool, aromas frutados e cítricos e um sabor e cor característico da casta Vinhão com uma frescura persistente.

 

O Cervejão Vinhão Grape Inspired, que faz parte de uma trilogia de cervejas que serão desenvolvidas este ano, é, segundo o enólogo da adega, José́ Oliveira, «um produto único que vai surpreender os apreciadores de vinho e os amantes de cerveja, pela sua complexidade aromática. Foi efetuada uma cuidadosa seleção de algumas das melhores uvas da casta Vinhão para dar elegância e corpo ao produto».

Por seu turno, Francisco Pereira, cofundador da Letra e especialista cervejeiro, nota que «Cervejão Vinhão Grape Inspired segue a estratégia da marca em associar-se ao mundo dos vinhos, tendo esta cerveja uma untuosidade e persistência únicas, que permitem acompanhar os pratos intensos e saborosos da nossa gastronomia regional, como um sarrabulho, mas também queijos fortes e outros de outras paragens».

Fonte: grandeconsumo

Fotografia: Adega Ponte da Barca

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI