O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, defendeu esta terça-feira, 18 de junho, mais apoios da Política Agrícola Comum, para o Desenvolvimento Rural, para as Regiões Ultra-periféricas e para o setor do vinho.
Capoulas Santos, no Luxemburgo, participou na reunião do Conselho dos Ministros Europeus da Agricultura, onde o principal tema na agenda de trabalhos foi a reforma da Política Agrícola Comum (PAC).
Satisfeito com o progresso das negociações, Capoulas Santos registou com agrado o acolhimento de algumas propostas portuguesas, já contempladas nos documentos da Comissão e da Presidência do Conselho.
No entanto, Portugal pretende ir mais longe, tendo o ministro reclamado «uma maior convergência dos pagamentos diretos, entre Estados-membros», invocando «maior equidade e justiça na distribuição dos apoios da futura PAC».
Terminada a Presidência Romena do Conselho, as negociações, que se prolongarão ainda por alguns meses, irão agora prosseguir sob Presidência Finlandesa.
Fonte: Agricultura e Mar Actual