O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, participa esta segunda-feira, 18 de junho, na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia. Começa uma luta contra os cortes na Política Agrícola Comum.
O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, também participa na reunião, que se realiza no European Convention Center Luxembourg, no Luxembrugo.
Portugal irá apresentar em conjunto com a Espanha, Finlândia, França, Grécia e Irlanda, um Memorando sobre a Política Agrícola Comum (PAC) no contexto do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), documento subscrito por estes países no encontro de Madrid, que decorreu em 31 de Maio último e que contou com a participação do ministro da Agricultura de Portugal.
Em agenda está a apresentação do Pacote de Reforma da Política Agrícola Comum pós 2020 pela Comissão Europeia. Em cima da mesa estarão as propostas de regulamentos sobre planos estratégicos; financiamento, gestão e acompanhamento da PAC; e Organização Comum do Mercado (COM) de produtos agrícolas.
Na reunião de 31 de Maio, Capoulas Santos referiu que a atual proposta da Comissão «não é suficiente» para responder «à ambição que temos» para a futura PAC, que «deve ser compatível» com a «convicção» destes países de «garantir alimentos saudáveis e preços justos para a PAC».
A declaração conjunta consiste em 11 pontos nos quais aqueles países destacam a importância da PAC para oferecer um «suprimento seguro» de produtos agrícolas que responda «aos mais altos padrões sanitários e ambientais».
Entre outros aspetos, afirmam no texto que esta política «constitui a primeira rede de segurança» para os agricultores e tem um «efeito direto» sobre o seu rendimento.
Por todas estas razões, lamentam profundamente que a Comissão tenha proposto uma redução do orçamento para o futuro quadro financeiro plurianual 2021-2027 e solicitam que o atual seja mantido a fim de responder «com êxito» aos «desafios» de natureza económica e ambiental.
Fonte: Agricultura e Mar Actual