Cerca de 700 vinhos do Alentejo vão estar em prova na sexta-feira e no sábado, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, num evento com 84 produtores e especialistas do setor.
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o evento “Vinhos do Alentejo em Lisboa” pretende divulgar e promover os vinhos alentejanos, «não só junto dos consumidores habituais, mas também de forma a cativar potenciais novos consumidores, num espaço privilegiado e de grande prestígio».
Para o presidente da CVRA, Francisco Mateus, esta iniciativa pretende «aproximar cada vez mais os consumidores aos produtores e os seus vinhos, mostrando que o Alentejo é qualidade, origem, diversidade e dinâmica».
Promovida pela CVRA, a iniciativa inclui provas de vinhos comentadas, orientadas por especialistas, conversas sobre o vinho, seminários, experiências gastronómicas e música ao vivo.
Os visitantes, segundo a CVRA, podem «percorrer o espaço, experimentar a excelência dos vinhos alentejanos e conversar com enólogos e produtores». No encerramento do evento, no sábado, às 22:00, vai decorrer um concerto com Luísa Sobral.
De acordo com os promotores, a edição de 2016 desta iniciativa contou com a presença de cerca de dez mil pessoas. Também em Lisboa, com início no domingo e até ao dia 29 deste mês, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana vai promover a primeira edição da iniciativa “Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo”.
Esta iniciativa, segundo os promotores, promete apresentar em Lisboa «os melhores sabores e vinhos alentejanos» em dez restaurantes que «aceitaram o desafio» de recriarem um petisco, acompanhado por um copo de vinho do Alentejo, selecionado por cada um dos restaurantes, pelo valor de 3,5 euros.
Os participantes na “Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo” podem ainda receber prémios, um cabaz com produtos da região e um fim de semana no Alentejo, bastando par tal, fazer a rota e participar no passatempo disponível na página de Facebook dos Vinhos do Alentejo.
Com oito sub-regiões vitivinícolas, nomeadamente, Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui cerca de 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Brasil, Angola, Estados Unidos, França, Suíça e Rússia alguns dos principais mercados e englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes.
Fonte: Diário de Notícias