O Copa e a Cogeca, durante uma reunião de alto nível com a presidência da Estónia e os ministros da Agricultura da União Europeia, afirmaram que a nova Comunicação da Comissão Europeia sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) é um bom ponto de partida e ambiciosa, como tal, requere os níveis adequados de financiamento.
Em nome dos agricultores e das cooperativas da União Europeia, Thomas Magnusson, presidente da COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia), da qual a CONFAGRI faz parte, declarou que é positivo o plano manter os dois pilares da PAC e os pagamentos diretos aos agricultores.
Magnusson explicou que «será importante a simplificação garantir resultados aos agricultores», referindo também que a PAC deve continuar a ser uma política comum sem qualquer nova nacionalização e o limite máximo orçamental deve aumentar para mais de 1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), permitindo aos agricultores e suas cooperativas explorarem adequadamente as futuras oportunidades abertas à agricultura europeia».
O responsável assinalou que continua a receber noticias sobre um forte pilar de desenvolvimento rural que assegure a vitalidade das zonas rurais. Destacou que o acesso à banda larga será vital para que os agricultores e cooperativas utilizarem novas tecnologias, como a agricultura inteligente, e incentivem a próxima geração de agricultores a permaneceram no setor.
Fonte: Copa-Cogeca