Ministérios da Agricultura de Portugal e Espanha juntos no combate à Xylella fastidiosa

Confagri 23 Jan 2019

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, participou numa reunião bilateral com o seu homólogo espanhol, Luis Planas Puchades, em Mérida, cuja agenda de trabalhos se centrou em dois temas: a defesa da fitossanidade e a Reforma da Política Agrícola Comum.

Relativamente às questões da fitossanidade, a principal preocupação dos ministros é a bactéria Xylella fastidiosa, cuja presença foi recentemente detectada em plantas de lavanda em Portugal.

Portugal tem já em curso o Plano de Contingência Nacional, cujo objectivo é o controlo e erradicação da bactéria, sendo que em Espanha, desde há alguns meses vêm sendo detetados alguns focos nas baleares, na região de Madrid e na região de Alicante da doença ao longo.

O ministro Capoulas Santos defendeu a necessidade de uma articular a estratégia de prevenção e de combate à propagação da doença, por forma a limitar ao máximo, e se possível eliminar, as possibilidades de contágio.

Quanto à Reforma da Política Agrícola Comum (PAC), os ministros defendem objetivos comuns, integrados num grupo do cerca de 20 Estados-membros, que se manifestaram frontalmente contra a redução do Orçamento da PAC. O Governo português pretende manter os níveis de apoio comunitário aos agricultores.

No que diz respeito ao I Pilar da PAC (pagamentos directos), a proposta da Comissão Europeia já acomodou a pretensão do Governo. Relativamente ao II Pilar (desenvolvimento rural), em que Portugal quer manter a taxa de cofinanciamento e o envelope financeiro, prosseguem as negociações.

O ministro da Agricultura participou igualmente na Cerimónia de Inauguração da XXXI edição da Feira Internacional AgroExpo, a convite do seu homólogo espanhol, em Badajoz. A feira começa esta terça-feira, 23 de daneiro, e prolonga-se até dia 26 de janeiro, contando com a presença de mais de 250 expositores, entre os quais se encontram representadas várias empresas portuguesas.

Em anexo: Comunicado

Fonte: Agricultura e Mar Actual; portugal.gov.pt

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI