Sertã luta contra vespa dos castanheiros

Confagri 04 Jun 2019

No passado dia 24 de maio, a Câmara Municipal da Sertã, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, procedeu a largadas de insetos parasitóides, com o propósito de encetar uma luta biológica para controlo de praga nos castanheiros.

O inseto Dryocosmus kuriphilus, originário da China e designado por Vespa-das-Galhas-do-Castanheiro, ataca os exemplares arbóreos dos castanheiros induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, o que provoca uma redução drástica na produção e qualidade da castanha de entre 60 a 80 por cento conduzindo, por consequência, ao declínio dos castanheiros.

O único meio reconhecido atualmente como tendo alguma eficácia no controlo desta praga é a luta biológica, através da largada de um inseto parasitóide Torymus sinensis, que se alimenta das larvas da vespa e tem um raio de atuação de cinco quilómetros. A reversibilidade do efeito nefasto nos castanheiros só é visível seis a sete anos após a introdução do referido inseto.

Deste modo, foram efetuadas largadas do inscto parasitóide Torymus sinensis em sete locais distintos do Concelho da Sertã, previamente monitorizados pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e pela Câmara Municipal, onde se situam exemplares de castanheiros nos quais já tinha sido detetada a presença da referida praga.

Fonte: Diário Digital Castelo Branco

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI