O mês de janeiro de 2023 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. No mês de janeiro, em Portugal continental, o valor médio da temperatura média do ar foi 9.14 °C, com uma anomalia de 0.33 °C acima do valor normal.
Durante o mês verificou-se alguma variabilidade dos valores de temperatura do ar, sendo de salientar valores de temperatura quase sempre acima da normal mensal no período de 7 a 17 e nos dias 20 e 21, com dias e noite quentes para a época. A partir do dia 22, registou-se uma descida acentuada da temperatura em especial da mínima, com ocorrência de noites frias; o valor médio da temperatura mínima nos dias 26, 30 e 31 foi inferior a 0 °C.
Verificou-se uma diminuição da percentagem de água no solo em grande parte do território, mas com mais expressão na região Sul, onde destacam alguns locais do Baixo Alentejo e Algarve com valores inferiores a 40 %. No interior Norte e Centro muito locais ainda se mantêm na capacidade de campo.
Os armazenamentos em 31 de janeiro de 2023 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de referência para o mês de janeiro (1990/91 a 2020/21), com exceção das bacias hidrográficas do Sado, do Mira, do Arade e das Ribeiras do Algarve (Barlavento e Sotavento).
Assim e de acordo com a nova metodologia, a avaliação realizada em 31 de janeiro de 2023, as bacias hidrográficas onde se observaram maior desagravamento do mês de dezembro para janeiro foram: a bacia do Mondego passou do nível de seca Fraca para a Normalidade.
Em resumo:
- As bacias do Mira, do Arade e das Ribeiras do Algarve (Barlavento) encontram-se em situação de Seca Hidrológica Extrema;
- As bacias das Ribeiras do Algarve (Sotavento) encontra-se em situação de Seca Hidrológica Moderada;
- As bacias do Sado encontram-se em situação de Seca Hidrológica Fraca;
- As bacias do Lima, do Ave, do Cávado, do Douro, do Vouga, do Mondego, do Tejo, das Ribeiras do Oeste e do Guadiana encontram-se em situação de Normalidade.