O requerimento do CDS-PP para que o Governo disponibilize à Assembleia da República todos os dados do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), reportados à data do último mês disponível, foi aprovado esta terça-feira, dia 26 de junho.
A discussão e votação da proposta do CDS foi realizada na Comissão de Agricultura e Mar, que aprovou o requerimento por unanimidade e visa ainda que os dados sejam disponibilizados por concurso e com uma explicação «detalhada» do ponto de situação de cada um.
Em 11 de abril, a gestora do PDR, Gabriela Freitas, disse que a taxa de execução do programa rondou cerca de 40 por cento e admitiu que, apesar dos resultados, não estava «muito satisfeita», nem estava tudo bem.
«A taxa de execução do PDR é de cerca de 40 por cento. Recebemos 44.600 pedidos, sendo que 91 por cento dos projetos foram analisados, 84 por cento dos quais foram decididos. Destes 84 por cento, mais de 50 pontos percentuais (p.p.) foram aprovados, 23 p.p. foram recusados e 21 por cento não foram aprovados por falta de dotação», disse, na altura, Gabriela Freitas durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.
Fonte: Lusa