Praga da batata ameaça Portugal e preocupa agricultores

Confagri 04 Jul 2018

Uma verdadeira praga da batata está a alastrar em Espanha. A situação é particularmente grave na região da Galiza e teme-se que possa afetar as plantações do lado português.

É conhecida como Praga da Traça da Guatemala ou Praga da Batata. Chegou a Espanha em 2015 através das Canárias e foi avançando pelo território espanhol até chegar às Astúrias e à Galiza. No total, a praga já afetou 33 municípios espanhóis e já foram para o lixo mais de 400 toneladas de batatas infetadas.

O jornal i refere que o governo da Galiza já ajudou mais de 1300 agricultores e há risco de contaminação de culturas portuguesas. As autoridades espanholas já identificaram o inseto em Ourense, um município que fica a pouco mais de 60 quilómetros da região do Minho em Portugal. É o território que se encontra mais próximo do foco da praga e, por isso, o risco de contaminação é maior.

A praga pode chegar a território nacional através da exportação dos tubérculos e da semente, sendo menos provável a propagação por via aérea porque a Traça da Guatemala não consegue percorrer grandes distâncias.

Para já não há registo de casos em Portugal, mas o Ministério da Agricultura tem um plano de contingência para controlo da espécie. Além de informação, o plano prevê a instalação de uma rede de armadilhas e há um programa nacional de análise aos terrenos agrícolas.

Fonte: TSF

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi