Situação do mercado do leite comunitário na semana 46

Confagri 04 Dez 2017

O Observatório do Leite da União Europeia divulgou os últimos com dados correspondentes à semana 46 sobre o mercado comunitário do leite.

Der acordo com o Observatório, o preço médio da manteiga na União Europeia (UE) diminuiu, os preços do leite desnatado em pó (LDP), leite inteiro em pó e do Chedddar foram bastante estáveis e os valores do soro em pó subiram.

O preço médio da manteiga situa-se nos 518 euros por cada 100 quilos, o que supõe -1,4 por cento me comparação com a semana passada, que estava a 525 euros por 100 quilos, com um aumento de 23 por cento em relação ao último ano e uma descida de -3,0 por cento em comparação às ultimas quatro semanas.  

O valor do leite desnatado em pó baixa -0,9 por cento frente às últimas quatro semanas, situando-se em 151 euros por 100 quilos, com uma descida de 0,8 por cento em relação à semana 46, -24 por cento ao ano anterior. O preço encontra-se muito abaixo do valor de intervenção, de 169,8 euros por 100 quilos.

O preço do Cheddar cai -1,6 por cento em relação às quatro últimas semanas, situando-se em 329 euros por 100 quilos, -0,1 por cento frente à semana 46.

As entregas de leite na União Europeia aumentaram em setembro de 2017 440 mil toneladas, enquanto as entregas acumuladas nos nove primeiros meses do ano subiram apenas 0,4 por cento. O crescimento recente foi notável na Alemanha, Irlanda e França, sendo neste último país o aumento mais importante quantitativamente, de 80 mil toneladas e o segundo na Alemanha, de 60 mil toneladas entregues acima do produzido em setembro de 2016.

No período de janeiro/setembro 2017 a produção de manteiga aumentou 3,6 por cento, em relação ao mesmo período de 2016. No entanto, comparando 2015 com 2016, a produção foi ainda menor. Nos queijos, registou-se o aumento significativo da produção de mais 90 mil toneladas.

Os preços da manteiga e leite em pó da UE continuam a ser os mais elevados nos mercados mundiais, mas o Cheddar é pouco mais caro na Oceânia que na UE.

A produção de leite na Nova Zelândia assinalou um aumento de 2,7 por cento, no mês de pico da temporada, em outubro, o que resultou num aumento geral de junho a outubro, de 0,9 por cento, ou seja, nos primeiros cinco meses da campanha.

O crescimento da produção de leite desacelerou nos Estados Unidos da América (EUA), com um aumento anual em setembro de 1,1 por cento. Na Austrália, o aumento foi de 1,6 por cento na produção de leite nos primeiros três meses da campanha.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi