Termina nova ronda com Mercosul e começa Conferência da OMC na Argentina

Confagri 12 Dez 2017

A conferência da OMC é um cenário possível para anunciar um acordo político entre a UE e Mercosul, ficando questões técnicas pendentes a resolver em princípios de 2018.

 

A nova ronda de negociações entre a União Europeia e o Mercosul terminou na sexta-feira, na qual aproximaram-se posições para alcançar um acordo que possa ser assinado antes do final do ano e mesmo no decorrer desta semana, quando celebra-se a 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, na Argentina.

Segundo declarações de importantes responsáveis dos países que formam o Mercosul, nomeadamente, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC) é um cenário possível para anunciar um acordo político entre os dois blocos, ficando questões técnicas pendentes a resolver em princípios de 2018.

As exportações de frutas e hortícolas comunitárias para países do Mercosul em 2016 ultrapassaram os 241,3 milhões de euros, segundo dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat). O Brasil foi o primeiro destino das exportações comunitárias deste grupo de países, com 226 milhões de euros, enquanto a Argentina apenas alcançou um total de 9,9 milhões de euros, para o Uruguai 5,4 milhões e para o Paraguai 38 mil euros.

As importações de frutas e hortícolas da União Europeia (UE) procedentes do Brasil em 2016 aumentaram para 628,1 milhões de euros, da Argentina foram mais de 513 milhões, do Uruguai de 43 milhões de euros e não houve importações do Paraguai.

Em relação à 11ª Conferência Ministerial da OMC, com início ontem, dia 12 dezembro, em Buenos Aires, o pilar agrícola das negociações é um dos eixos de maior complexidade, já que inclui a discussão sobre subsídios diretos à agricultura. Nesta reunião, a negociação agrícola centra-se na política de ajudas internas nos distintos países ou grupos de países que compõem a OMC.

Fonte:Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi