UE: Facilitada exportação de carne de bovino e ovino para o Irão

Confagri 21 Nov 2017

As exportações de carne de bovino e ovino da União Europeia para o Irão serão facilitadas significativamente, depois do país adotar um sistema único de certificação sanitária para as exportações de todos os Estados-membros da União Europeia.

Este sistema único de certificação, em primeiro lugar, coloca à disposição dos Estados-membros atualmente autorizados para exportar e estende-se ao resto da União, sobre a base de reconhecimento do sistema da União Europeia (UE) no seu conjunto. Espera-se que as novas medidas entrem em vigor durante a primeira metade de 2018, reduzindo a burocracia e o custo apa os exportadores.

O anúncio por parte do Irão avançou após as reuniões que o comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, celebrou com os ministros da Agricultura e da Saúde iranianos, Hojjati e Hashemi, respetivamente.

Para além da certificação, as autoridades iranianas confirmaram que consideram o levantamento de outras medidas sanitárias que atualmente têm dado lugar a restrições às exportações da União Europeia.

Estas medidas incluem a proibição das importações de carne de bovino com osso, o requisito de que a carne de bovino e de ovino tem que proceder de animais nascidos e abatidos no mesmo Estado-membros da UE e a regra de que a carne seja de animais abatidos abaixo de uma cerda idade.  

O Irão importou produtos agroalimentares da União Europeia por um valor próximo dos 728 milhões de euros em 2016.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI