Volume de negócios na indústria volta a subir em janeiro

Confagri 12 Mar 2019

O índice de volume de negócios na indústria aumentou, em termos homólogos, 2,5 por cento em janeiro, depois de ter terminado 2018 com uma ligeira descida. Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que, nesse mês, as vendas para o mercado nacional aceleraram 2,3 pontos percentuais (p.p.) e para o mercado externo inverteram as perdas e aumentaram 2,6 por cento.

«O agrupamento de Bens de Investimento aumentou 7,9 por cento, 5,8 por cento em dezembro, tendo registado o contributo positivo mais expressivo (1,3 p.p.) para a variação do índice total. Os Bens Intermédios aceleraram 2,2 p.p. para uma taxa de variação de 2,9 por cento em janeiro, enquanto o agrupamento de Energia passou de uma redução de 5,2 p.p. em dezembro para um aumento de 2,5 pontos em janeiro», pode ler-se no relatório do INE.

Em dezembro, o volume de negócios na indústria tinha registado uma diminuição de 0,1 por cento em relação ao período homólogo (-2,2 p.p. no mês anterior). O índice do mercado nacional apresentou, no último mês do ano passado, uma variação nula, e o do mercado externo uma redução de 0,2 por cento.

Já os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas neste setor em Portugal tiveram crescimentos homólogos de 1,7, 3,4 e 0,4 por cento em janeiro, respetivamente, quando em dezembro tinham sido de 1,6, 4,1 e 2,9 por cento, pela mesma ordem, segundo o organismo de estatística nacional.

Em anexo: Índice do INE

Fonte: jornalnegócios

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI