Um agricultor de Ribeira do Neiva perdeu a vida ao final da tarde de sábado, 29 de dezembro, depois de o trator que conduzia ter entrado em despiste, em um caminho municipal no lugar de Gontinho, freguesia de Duas Igrejas, concelho de Vila Verde.
O alerta foi dado pelas 17h13 para o Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga para um acidente com viaturas que habitualmente andam fora de estrada, constatando-se que era um trator.
Os Bombeiros de Vila Verde e os Bombeiros de Ponte de Lima foram alertados para o local, assim como a Viatura Médica de Emergência e Reanimação sediada no Hospital de Braga, mas já nada havia a fazer.
Portugal é o 3.º país da União Europeia com mais acidentes com tratores agrícolas, sendo esta a principal causa de morte no trabalho agrícola a nível nacional, a seguir à Grécia e à polónia.
As estatísticas são baseadas nos anos de 2015 e 2016 quando foram contabilizando 123 mortos. Só nos últimos cinco anos, morreram 358 pessoas nesta situação.
Para evitar estas tragédias, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça os principais medidas a tomar. Em primeiro lugar, faça a manutenção do seu trator. Em segundo lugar, e este conselho assume grande relevância, a autoridade aconselha-o a utilizar a estrutura de proteção do trator denominada “arco de Santo António”. Esta estrutura não evita acidentes, mas pode fazer a diferença entre a vida e a morte em caso de acidente.
A GNR aconselha-o, também, a não conduzir sob o efeito do álcool, fadiga ou excesso de velocidade, o que aplica-se à condução de qualquer veículo.
Por fim, respeite a capacidade de carga do seu trator, uma vez que carga a mais pode fazer o veículo capotar.
Fonte: semanariov.pt