Em 2017 confiança dos agricultores recupera em muitos Estados-membros

Confagri 31 Ago 2017

Os novos resultados de uma pesquisa do Copa-Cogeca no primeiro semestre de 2017 demonstram que os agricultores estão mais otimistas em relação às futuras perspetivas económicas, em comparação com 2016, quando os índices alcançaram mínimos históricos.

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, afirmou que «apesar dos preços das matérias-primas agrícolas permanecerem muito baixos em vários setores, a situação tem vindo a estabilizar desde 2016».

O último barómetro agrícola revela que os agricultores começam a recuperar a confiança em relação a anos anteriores. Os preços das matérias-primas mantém-se estáveis em muitos setores desde o segundo semestre de 2016, em especial nos lacticínios, carne de porco e frutas e hortícolas, com a obtenção de melhores preços.

Em particular, em nove dos dez Estados-membros que participaram na sondagem, nomeadamente, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Roménia e a Suécia, os dados revelam que a confiança dos agricultores quanto à atual situação económica e as suas expetativas futuras tem vindo a aumentar, apesar de algumas diferenças noutros países.

Por outro lado, a confiança dos agricultores no Reino Unido caiu devido à incerteza que rodeia o Brexit. O contexto político desde que o Reino Unido votou a favor da saída da União Europeu (UE) é a principal razão deste espirito por parte dos agricultores a longo prazo, como se pode constatar nesta sondagem.

No entanto, muitos agricultores sentem-se sobrecarregados pela aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) e o excesso de burocracia que esta implica. A volatilidade do mercado é também outro fator que tem repercussões nos preços. As recentes secas, geadas e ondas de calor que atingiram muitas regiões da UE podem afetar significativamente alguns setores produtivos este ano, em particular as culturas arvenses e as vinhas.

O índice de confiança do Copa-Cogeca é calculado duas vezes por ano em base dos resultados dos inquéritos nacionais realizados entre mais de oito mil agricultores.

Fonte: Copa-Cogeca

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi