A Comissão Europeia adotou uma proposta de orçamento para o Corpo Europeu de Solidariedade para o período orçamental 2021-2027 na UE

Confagri 11 Jun 2018

A Comissão Europeia propõe para o Corpo Europeu de Solidariedade um orçamento total de 1,26 mil milhões de euros a preços correntes, para o período compreendido entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2027. Esta dotação permitiria a participação de cerca de 350 000 jovens entre 2021 e 2027, para além dos 100 000 participantes que a Comissão pretende apoiar até ao final de 2020.

A solidariedade é um valor que os cidadãos e os Estados-Membros da União Europeia partilham e que está presente nas ações da União dentro e fora das suas fronteiras.

No seu Discurso sobre o estado da União de 2016, em que anunciou a criação do Corpo Europeu de Solidariedade, o Presidente Jean-Claude Juncker, declarou: «A solidariedade manifesta-se mais facilmente quando nos encontramos em situações de emergência. Quando neste verão deflagraram incêndios em Portugal, houve aviões enviados pela Itália a ajudar no combate às chamas. Quando as inundações privaram a Roménia de energia, foram os geradores fornecidos pela Suécia que ajudaram a restabelecer a eletricidade. Quando milhares de refugiados chegaram às ilhas gregas, encontraram abrigo em tendas fornecidas pela Eslováquia. Dentro desse espírito, a Comissão decidiu propor hoje a criação de um Corpo Europeu de Solidariedade.»

O objetivo do Corpo Europeu de Solidariedade consiste em dar aos jovens a oportunidade de participar numa série de atividades de solidariedade destinadas a dar resposta a situações difíceis dentro e fora da UE, através de ações de voluntariado, estágios e empregos. A participação não só é benéfica para os jovens, em termos de desenvolvimento pessoal, participação na sociedade e empregabilidade, como também ajuda as comunidades necessitadas e presta apoio às organizações não-governamentais, aos organismos públicos e às empresas nos seus esforços para fazer face aos desafios que se colocam à sociedade e a outras necessidades por satisfazer.

Em anexo: Comunicado da Comissão Europeia

Fonte: Comissão Europeia

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI