Copa e Cogeca intensificam ações nas negociações entre a UE e Mercosul

Confagri 06 Dez 2017

No âmbito das negociações com o Mercosul, o Copa e a Cogeca opuseram-se, esta quarta-feira, em Bruxelas, a novas concessões comerciais entre a União Europeia e o bloco comercial latino-americano.

As organizações defendem que a União Europeia (UE) não deveria realizar concessões substanciais na carne de bovino, açúcar e etano, num momento em que o mercado comunitário não tem carências de produtos agrícolas básicos e desconhece ainda o resultado das negociações em torno do Brexit.

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, considera a situação inaceitável. Nos setores do açúcar e do etanol não há igualdade de condições com os países do Mercosul que desenvolveram sofisticados regimes de ajudas nacionais. Pesonen afirmou que a União Europeia já é um importador líquido de produtos agrícolas provenientes destes países e aumentar o seu acesso ao mercado comunitário implicaria um maior risco de desflorestação nesses países à custa do clima.

Por esta razão, o Copa-Cogeca pretende intensificar as suas ações frente à próxima ronda de negociações em Buenos Aires, de 4 a 10 de dezembro, afirmou Pesonen.

Fonte: Copa-Cogeca

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI