O Copa-Cogeca, no âmbito do lançamento da “European Circular Economy Stakeholder Platform”, aproveitou para consciencializar para a economia circular e a reciclagem de materiais.
Como membro da plataforma, o Copa-Cogeca acredita que esta ajudaria a aumentar a consciencialização sobre a importância da economia circular, partilhar conhecimento e propor ideias concretas sobre como implementar e beneficiar da economia circular.
Os setores da agricultura e floresta já contribuem ativamente para a circular e a bioeconomia na União Europeia através, por exemplo, da produção e utilização sustentável de resíduos, sendo necessária mais pesquisa, inovação, troca de conhecimentos e investimentos para maximizar o potencial da União Europeia.
O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que acreditam que a promoção de abordagens circulares pode trazer benefícios significativos para aumentar a sustentabilidade dos setores europeus do ponto de vista económico, ambiental e social e contribuir para o desenvolvimento rural.
A economia circular oferece novas oportunidades de negócios, em especial para as zonas rurais. Esta plataforma é uma ótima ferramenta para o intercâmbio de conhecimento e o diálogo entre as diversas partes interessadas que trabalham na economia circular na União Europeia, a nível nacional e também regional.
Para além disso, a plataforma oferece oportunidades para analisar os desafios de forma a desenvolver e avançar com a economia circular na União Europeia, difundir medidas concretas e garantir coerência política e sinergias nesta questão, concluiu Pesonen.
Fonte: Copa-Cogeca