O Vice-Presidente Jyrki Katainen, responsável pelo Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade da Comissão Europeia e o Comissário europeu Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, apresentaram hoje, em Bruxelas, o programa de Investigação e Desenvolvimento para o período 2021-2027.
O Horizonte Europa é o sucessor do atual Horizonte2020 e a proposta da Comissão Europeia para este novo programa prevê uma dotação financeira de 100 mil milhões de euros, a mais ambiciosa de sempre.
Jyrki Katainen, declarou: «Investir na investigação e na inovação é investir no futuro da Europa. O financiamento da UE permitiu a equipas de países e de disciplinas científicas diferentes trabalharem em conjunto e fazerem descobertas impensáveis, colocando a Europa numa posição de liderança mundial no domínio da investigação e da inovação. Com o Horizonte Europa queremos tirar partido deste êxito e continuar a fazer a diferença na vida dos cidadãos e da sociedade no seu conjunto.»
O Comissário europeu Carlos Moedas, por seu turno, referiu: «O programa Horizonte 2020 é uma das maiores histórias de sucesso da Europa. O novo programa Horizonte Europa tem objetivos ainda mais ambiciosos. Neste contexto, queremos aumentar o financiamento destinado ao Conselho Europeu de Investigação (ERC) para reforçar a posição de liderança da UE na investigação fundamental. Vamos também definir novas missões ambiciosas para a investigação da UE para que os cidadãos sintam mais de perto o seu efeito. Propomos também a criação de um novo Conselho Europeu de Inovação para modernizar o financiamento de inovações pioneiras na Europa».
Conheça aqui o Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia