Proposta de Orçamento pós-2020 apresentada pela Comissão Europeia

Confagri 02 Mai 2018

A PAC e a Coesão sofrerão cortes de 5% segundo a proposta de Orçamento da Comissão Europeia

A Comissão Europeia propôs hoje, 02 de Maio, um orçamento plurianual para a União Europeia (UE) para o período 2021-2027 de 1,279 biliões de euros, que prevê cortes de 5% na Política de Coesão e na Política Agrícola Comum (PAC).

De acordo com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker “Trata-se de um orçamento pragmático“, que compensa a perda de receitas decorrente do ‘Brexit’ com reduções das despesas e novos recursos “em proporções idênticas”, mantendo a União desse modo um orçamento com valores “comparáveis à dimensão do atual orçamento de 2014-2020” tendo em conta a inflação. O objetivo é manter as contribuições dos Estados membros em 1,11% do PIB, referiu.

O presidente da Comissão Europeia explicou que se tudo fosse mantido tal como estava, e perante a saída do Reino Unido da União, que representa um rombo de 15 mil milhões nas contas europeias, os Estados membros teriam de ser chamados a aumentar a sua contribuição para 2% do PIB, uma opção que o presidente da Comissão reconheceu que não seria aceite pela maior parte dos Estados, nem pelo próprio Parlamento Europeu.

Para atingir o montante global do orçamento 2021-2027, o equivalente a 1,11% do rendimento nacional bruto da UE a 27, a Comissão Europeia propõe novos recursos próprios para diversificar as fontes de receitas.

A proposta apresentada pela Comissão será agora avaliada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE.

Conheça aqui o Comunicado da Comissão Europeia

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI