Quem são os 21 eurodeputados que vão representar Portugal nos próximos cinco anos

Confagri 28 Mai 2019

De acordo com o site do Parlamento Europeu, estarão já encontrados os 21 deputados em resultado das eleições europeias realizadas a 26 de maio, em território nacional, sendo 10 do PS, 6 do PSD, 2 do BE, 1 da CDU, 1 do CDS e 1 último do PAN.

PS

1 Pedro Marques

Nasceu em Lisboa e tem 42 anos, é economista e já foi autarca no Montijo. De 2005 a 2011, nos XVII e XVIII Governos Constitucionais, desempenhou as funções de Secretário de Estado da Segurança Social, e de 2015 a 2019, no XXI Governo, desempenhou as funções de Ministro do Planeamento e Infraestruturas. Entre 2011 e 2015 foi deputado na AR. Estreia-se no PE.

2 Maria Manuel Leitão Marques

Tem 66 anos, é professora Universidade Coimbra e foi secretária de Estado e, mais recentemente, foi já ministra da Presidência e Modernização Administrativa. Nasceu em Quelimane (Moçambique) e é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e doutorada em Economia. É a mulher do denominado ‘SIMPLEX’ e estreia-se como eurodeputada.

3 Pedro Silva Pereira

Tem 56 anos e é mestre em Direito pela faculdade de Direito de Lisboa. Foi secretário de Estado do Território e da Conservação da Natureza e ministro da Presidência. É presidente da Fundação Res Publica e era já deputado ao Parlamento Europeu, onde é vice-presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais e membro das comissões de Economia e de Comércio Internacional. Foi o relator para a recomposição do Parlamento Europeu pós Brexit, a reforma do Mecanismo Europeu de Estabilidade, o Acordo Comercial EU-Japão e o Financiamento do Desenvolvimento.

4 Margarida Marques

Tem 64 anos, é licenciada em Matemática e mestre em Ciências da Educação. Foi chefe da delegação da Comissão Europeia em Portugal, foi secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Foi secretária-geral da JS e é deputada à Assembleia da República, vice-presidente da comissão dos Assuntos Europeus e membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Estreia-se no PE.

5 André Bradford

Tem 48 anos e é licenciado em Comunicação Social e Cultural. Foi membro do Comité Permanente dos presidentes das Regiões Ultraperiféricas e representante dos Açores no Comité das Regiões da União Europeia. É líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa Regional do PS nos Açores e será o representante desta região autónoma no PE, onde se estreia.

6 Sara Cerdas

Madeirense, tem 29 anos e é médica, licenciada pela Universidade de Lisboa. É especializada em Saúde Pública pela Universidade sueca de Umea, em Estocolmo. Antiga campeão nacional de natação, vai fazer a sua Estreia política absoluta, substituindo no Parlamento Europeu a sua conterrânea Liliana Rodrigues.

7 Carlos Zorrinho

Natural de Óbidos, tem 59 anos, é doutorado em Gestão de Informação e professor catedrático da Universidade de Évora. É já deputado ao Parlamento Europeu, chefiando a delegação socialista portuguesa, e é membro das comissões de Indústria, Investigação e Energia e do Ambiente, Saúde e Segurança Alimentar. Antes, foi presidente do Grupo Parlamentar do PS, entre 2011 e 2014.

8 Isabel Santos

Técnica superior de relações internacionais, nasceu em Valbom e tem 51 anos. Foi governadora civil do Porto e é deputada à Assembleia da República. É vice-presidente da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação Europeia, onde também já desempenhou as funções de presidente da Comissão de Democracia, Direitos Humanos e Questões Humanitárias.

9 Manuel Pizarro

Tem 55 anos. É médico especialista em medicina interna. Foi deputado e secretário de Estado da Saúde, responsável pela reforma dos cuidados de saúde primários, pelo alargamento do cheque dentista, pela criação do banco nacional de células do cordão umbilical e pela construção do Centro Materno-Infantil do Norte. É vereador da Câmara Municipal do Porto e presidente da federação do Porto do PS.

10 Isabel Estrada Carvalhais

Tem 46 anos. É doutorada em Sociologia e professora associada da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, diretora da Licenciatura em Ciência Política, diretora-adjunta e investigadora integrada do Centro de Investigação em Ciência Política. É independente e vai estrear-se no parlamento Europeu.

PSD

1 Paulo Rangel

Natural de Vila Nova de gaia, tem 51 anos e é advogado de profissão e docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto. Foi líder parlamentar do PSD em 2008/09, deputado à Assembleia da República de 2005 a 2009 e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça do XVI Governo Constitucional. Vai cumprir o segundo mandato consecutivo.

2 Lídia Pereira

Estreia-se aos 27 anos. Preside, desde novembro de 2018, à maior organização política da juventude europeia (YEPP). Economista, frequentou o Colégio da Europa e estagiou no Banco Europeu de Investimentos, trabalhando em consultoras. Foi vice-presidente da distrital JSD Coimbra de dezembro 2013 a fevereiro 2015 e membro da JSD concelhia Coimbra de outubro 2011 a novembro 2013.

3 José Manuel Fernandes

Natural de Lisboa, tem 51 anos e entra no terceiro mandato. É tido como o ‘Sr. Orçamento (Mr. Budget)’ no PE. Negociou o Plano Juncker que mobilizou 8.800 ME em Portugal e apoiou mais de 12.000 PMEs. Negociou o fundo de solidariedade para os incêndios de 2017 e a criação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.

4 Graça Carvalho

Regressa a um lugar em que já esteve entre 2009/14. Natural de Beja, tem 64 anos e é licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Já foi ministra da Ciência e do Ensino Superior e atualmente trabalha na Comissão Europeia. É uma das grandes especialistas portuguesas na área da energia, ciência, inovação, indústria e alterações climáticas.

5 Álvaro Amaro

Aos 65 anos, natural da Guarda, estreia-se no PE. É a grande aposta do PSD para a agricultura, para o desenvolvimento regional, para a defesa do interior e das regiões mais discriminadas. Teve responsabilidades governativas na área da agricultura. Foi Presidente da Câmara da Guarda e, antes, de Gouveia. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Natural da Guarda, tem 65 anos.

6 Cláudia Monteiro de Aguiar

A deputada madeirense, de 37 anos, entra no segundo mandato consecutivo. Representa as Regiões Autónomas e a prioridade dada às regiões ultra-periféricas. Graduada em Sociologia pela Universidade do Minho e pós-graduada em Marketing e Comunicação, foi deputada à Assembleia da República, ente 2011 e 2014, fazendo parte das Comissões de Economia e Obras Públicas e Comissão de Assuntos Europeus.

BE

1 Marisa Matias

Natural de Alcouce, em Coimbra, tem 42 anos. É doutorada em sociologia pela Universidade de Coimbra, tendo sido investigadora do Centro de Estudos Sociais desta universidade. É da Comissão Política do Bloco de Esquerda. Vai entrar agora no seu terceiro mandato no Parlamento Europeu. Na atual legislatura foi coordenadora da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) e integra também a Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE). Presidiu a Missão da União Europeia de observação das eleições nas Honduras.

2 José Gusmão

É natural de Lisboa e tem 42 anos. Integrou a direção da Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa, onde se licenciou em economia. Enquanto ativista, participou na ATTAC Portugal, Fórum Social Português, Fórum Manifesto, Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida e Congresso Democrático das Alternativas. Foi militante do PCP. Mais tarde, aderiu ao Bloco de Esquerda. Foi deputado à Assembleia da República na XI Legislatura, tendo sido Vice-Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. Trabalhou entre 2011 e 2018, como assistente no Parlamento Europeu, com Miguel Portas e Marisa Matias. Integra a Comissão Política do Bloco de Esquerda

PCP

1 João Ferreira

Biólogo de 40 anos, era já deputado do PCP no Parlamento Europeu, onde desempenha o cargo de vice-presidente da Delegação Assembleia Parlamentar Paritária África, Caraíbas e pacífico. É ainda membro efetivo e coordenador para o Grupo Confederal GUE/NGL da Comissão das Pescas. Em Portugal, para além de Membro do Comité Central do PCP, foi também já vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

CDS

1 Nuno Melo

Tem 53 anos e é natural de Joane. Advogado e consultor jurídico, é licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Foi eleito deputado à Assembleia da República, nas legislaturas iniciadas em 1999, 2002 e 2005, pelo Círculo de Braga. Nas eleições europeias de 2009, foi o cabeça-de-lista do CDS-PP, repetindo o cenário em 2014, sendo ambas as vezes eleito. Vice-presidente do partido, gora, voltou a surgir no topo da lista, garantindo mais cinco anos no PE.

PAN

1 Francisco Guerreiro

Licenciado em Comunicação Social, pelo Instituto Superior de Educação de Coimbra e assessor político do PAN na Assembleia da República, Francisco Guerreiro tem 34 anos e será uma das grandes surpresas do desfecho destas eleições, depois de André Silva ter já surpreendido em 2015, conquistando um lugar em São Bento. No parlamento, Francisco Guerreiro, natural de Santiago do Cacém, exerce as funções de assessor político, acompanhando a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

 

 

Fonte: jm-madeira

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi