Bem-vindo ao site da CONFAGRI
19-08-2017 06:35
Go Search
 
 

 
Planalto Mirandês: Produtores de leite passam a suinicultores devido à crise 

 

Os produtores de leite da região transmontana estão a encerrar explorações devido à crise, mas alguns deles estão a reconvertê-las em suiniculturas.

As apostas dos criadores de gado viram-se agora para a suinicultura, ou para a criação de gado ovino e caprino, actividades consideradas «mais rentáveis» e com os preços dos factores de produção «mais baixos».

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Produtores de Leite do Planalto Mirandês, Higino Ribeiro, disse que os custos de produção são incomportáveis para os produtores leite.

«O preço do leite é pago aos produtores a 30 cêntimos. O quilo de ração custa 35 cêntimos. Além deste valor, temos que acrescentar preço dos fertilizantes e do gasóleo», contabilizou o dirigente.

Só nos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro fecharam portas 16 explorações de gado leiteiro em 2010, o que representa uma quebra de produção mensal de 200 mil litros de leite, produzidos por cerca de 400 vacas que saíram da região.

«Em 2010 a produção de leite rondava os 100 mil litros de leite por dia, actualmente os cercas de 120 associados da nossa organização, estão a produzir pouco mais de 60 mil litros de leite por dia, constatou Higino Ribeiro.

O decréscimo na produção é encarado como «uma quebra substancial» na economia da região cujo principal pilar de sustentação é «precisamente, o sector leiteiro». «Com as quebras de produção e o encerramento das explorações, há uma contaminação económica que se estende a toda a região», acreditam os produtores.

Os produtores leite da região trasmontana do planalto mirandês afirmam que todos os meses há explorações a fechar, enquanto outras são reconvertidas em suiniculturas.

Fonte: Lusa


Notícias Associadas:

Argentina: Agricultores consideram que políticia do Governo aumenta preço do pão
França: Produtores de cereais querem melhorar política de stocks
Semana verde em Berlim
Sogrape recebe prémio de "Produtor Europeu do ano" nos EUA
PE defende uma PAC mais forte na luta contra a especulação alimentar


Imprimir  Enviar a um amigo

Voltar atrás